Notícias

CIMG6165

12º CAMPEONATO DE KARATÉ BUSTOS (Fotos)

Decorreu no passado dia 17 de Maio, no Pavilhão Gimnodesportivo do IPSB Colégio Frei Gil em Bustos, o 12° Campeonato de Kumité de Pré-Infantis, Infantis, Iniciados, Juvenis, e Cadetes, do Centro de Karaté-do de Aveiro, organizado pela classe de Karate do Frei Gil, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da União de Freguesias Bustos, Mamarrosa e Troviscal.

Estiveram presentes cerca de oitenta, oriundos de classes de karaté pertencentes ao CKA, a funcionar em São Bernardo, Esgueira, Aveiro Vera Cruz, Oliveira do Bairro (Frei Gil), S.João do Monte, Talhadas, Oiã (Silveiro) e de Bustos (Colégio Frei Gil). Os atletas têm idades compreendidas entre os seis e os desassete anos e competiram na modalidade de Kumité.

É de salientar a presença de muitos pais que aproveitaram a tarde de sábado para apoiar os seus filhos nas diversas eliminatórias e, ainda, a presença, nas finais e na sessão de encerramento e entrega de prémios, do senhor Vereador da Câmara Municipal Dr. Cristovão Batista o representante da União de Freguesias Dr. Duarte Novo o sr. Marcos Gaio Presidente da Assembleia da União de Freguesias.

Foi de louvar na participação dos Karatecas, a sua postura, o seu entusiasmo, a alegria de tentar fazer o seu melhor. No entanto, há os que se enganam, os que erram com o peso da responsabilidade e da graduação. Mas quem é que não erra? É preciso é aprender com os erros que se cometem e evoluir, vencendo-os e ultrapassando-os com firmeza. Faz tudo parte da competição.

CLASSIFICAÇÕES – PRÉ-INFANTIS (9ANOS):1° José Gonçalo O. Bairro Frei Gil-, 2° -Francisco Pinto Silveiro, 3º Miguel Ayala Silveiro; INFANTIS(10-11ANOS): 1° Henrique Loureiro Frei Gil Bustos, 2° -Tomás Ventura Aveiro, 3° -Miguel Angelo Frei Gil O. Bairro, INICIADOS(12-13ANOS)1° – André Isidoro Aveiro, 2° -Gabriela Nunes Silveiro, 3° -Andreia Dias Frei Gil; JUVENIS(14-15ANOS): 1° -Sofia Rocha Aveiro, 2° -Luis Monteiro S. João do Monte, 3° -Miguel Costa Frei Gil Bustos, Cadetes (16-17ANOS): 1º Emílio Escobar Aveiro, 2º Luis Reis Esgueira3º Gostavo Ferreira Frei Gil Bustos.

Parabéns a todos os karatecas que participaram neste evento, tendo sempre em conta que o objectivo final do Karaté não reside na vitória ou na derrota mas sim no aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes.

Henrique Carriço – 4º Dan

(Responsável pelas classesdo Colégio Frei Gil e O.Bairro

 

 

 

 

CIMG5833

18º CURSO DE KARATÉ EM OLIVEIRA DO BAIRRO
No passado dia 3 e 4 de Maio que o pavilhão da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi pequeno para tantos karatecas 180 karatecas foi um recorde, e um desafio para os próximos anos, mais um curso do C.K.A. organizado pela classe de Karaté do Voleibol Frei Gil, com o mestre Belga DIRK HEENE, 8º Dan, membro e presidente do conselho técnico da Academia K.S.K.A. o responsável pela orientação técnica.
Em representação da Câmara Municipal esteve presente o vereador Dr. Cristovão Batista, que congratulou-se com o grande numero de karatecas presentes na sua grande maioria do concelho de Oliveira do Bairro, ao mestre Henrique Carriço por continuar a contribuir fortemente na formação e divulgação do Karaté no concelho ao longo destes 37 anos e ao grande número de associações participantes de norte a sul do País e do estrangeiro, referiu que é preocupação por parte do executivo continuar a apoiar o desporto principalmente nas classes de formação, bem como a modalidade do Karaté por ser uma modalidade que em muito contribui para o aperfeiçoamento da personalidade, responsabilidade e do auto-controle dos nossos jovens.
O mestre Henrique Carriço 4º Dan, da Mamarrosa, um dos responsáveis pela organização do curso congratulou-se com a elevada participação de mais de 70 jovens karatecas só do concelho de Oliveira do Bairro, das classes do Colégio Frei Gil e do núcleo de Oliveira do Bairro, da classe do Silveiro, do mestre Lionel Tavares 3ºDan.
A participação nestes cursos é fundamental, para além de um aperfeiçoamento contínuo do Karaté é também um agradável convívio, para todos os jovens praticantes.
Não se trata de uma diversão, é uma arte marcial que requer um esforço permanente, muita paciência, disponibilidade e compromisso.
Só com o tempo, muito suor e humildade se encontra a satisfação neste desporto: Karaté-Do Shotokan Ryu Kase Ha.
Sensei Henrique Carriço 4ºDan –
Membro do conselho técnico do CKA

 

 

 

OS KARATECAS NO COLÈGIO FREI GIL EM AVALIAÇÃO

Chegamos ao fim de mais uma época desportiva, é agradável olhar para o rosto dos nossos jovens karatecas e ver o sorriso e a alegria do dever comprido. No passado sábado dia 07 de Julho, decorreram, no ginásio e no pavilhão do Colégio Frei Gil de Bustos (I.P.S.B.), os exames para a passagem de graduação, de todos os praticantes do Centro de Karaté-Do de Aveiro. Foram avaliados cerca de 200 jovens e adultos, entre os quais, praticantes das classes de Karaté do Colégio Frei Gil IPSB, e Oliveira do Bairro Atómicos, alguns dos karatecas, conquistaram classificações de destaque “Bom e Muito Bom”: Diogo Roxo, Tomás Martins, Duarte Rodriguez, Ana Rita Leitão, Beatriz Rodriguez, Rafael Martins, Henrique Loureiro, Martim Migueis, Rafael Cavaleiro, Eduarda Campos, José Trindade, Elizabete Martins, Carlos Estima, Tomás Pereira, Nelson dos Santos, Laura Cepeda, Miguel Costa, Andreia Dias, Miguel Carriço, adultos: Cláudia Rodrigues, Sandra Martins, Maria Domingues, Sónia Cardoso, Renato Castro, Nelson Mendes, Gustavo Ferreira, Maria Cepeda, Ruben Melo e Rosa Ferreira.

-Cada estilo de Karaté tem o seu programa de avaliação para cada graduação, uma forma de verificar o desempenho e o desenvolvimento dos alunos é um método, uma recompensa.

-O karaté tradicional dá preferência aos valores marciais e morais enraizados nas cinco máximas do Karaté.

-O Karaté é para toda a vida e portanto a sua orientação não deve ser apenas umas exigências físicas para superdotados, no que respeita a força, flexibilidade e potência.

-É preciso compreender as cinco máximas: respeito, humildade, sinceridade, esforço e o auto-controle são virtudes que mostrará no dia a dia não por obrigação, mas elas apenas brotarão naturalmente da sua personalidade.

-Os karatecas aprendem a partilhar a aceitar as indicações dos seus mestres sem os questionar, por respeito, por bom senso e como reconhecimento de um caminho já percorrido, sem dúvida que irá contribuir para uma formação mais humana da sociedade.

È muito importante que se desenvolva uma noção clara do que está a ser feito e porque é feito dessa forma. Início dos treinos 17 de Setembro, boas férias.

Lembrem-se, o que não puder ser atingido hoje, sê-lo-á amanhã. A força da técnica assenta na qualidade do desempenho.

Responsável Técnico: Sensei Henrique Carriço 4º Dan

Membro do Conselho Técnico do C.K.A.

16º CURSO DE KARATÉ INTERNACIONAL EM BUSTOS IPSB

No passado dia 21 e 22 de Abril 150 karatecas participaram em mais um curso e nos 35 anos do C.K.A. no pavilhão do Instituto de Promoção Social da Bairrada, em Sobreiro de Bustos, com os mestres: Belga DIRK HEENE, 8º Dan, membro e presidente do conselho técnico da Academia K.S.K.A. e o mestre Pascal Petrella 6º Dan e membro do conselho técnico do K.S.K.A

Em representação da Câmara Municipal esteve presente o vereador Dr. Carlos Ferreira, que congratulou-se na altura do encerramento do curso, deu os parabéns ao CKA pelos seus 35 anos, ao mestre Henrique Carriço por contribuir fortemente pela divulgação do Karaté no concelho ao longo destes anos e com o grande número de associações participantes de norte a sul do País e do estrangeiro como: Luxemburgo, Alemanha e Bélgica, referiu que é preocupação por parte do executivo continuar a apoiar a modalidade do Karaté por ser uma modalidade que em muito contribui para o aperfeiçoamento do carácter da responsabilidade e do auto-controle dos nossos jovens.

Em representação do IPSB, esteve a Dr. Alda Abrantes da Direção Pedagógica, que explica a ausência do Dr. João Dias, refere que o IPSB estará sempre pronto a apoiar os eventos do clube Frei Gil relativos á classe de Karaté, como qualquer outro evento desportivo que contribua para uma melhor humanização da juventude.

O mestre Henrique Carriço 4º Dan, da Mamarrosa, um dos responsáveis pela organização do curso congratulou-se com a elevada participação de mais de 60 jovens karatecas só do concelho de Oliveira do Bairro, das classes do Colégio Frei Gil e dos Atómicos de Oliveira do Bairro e seis da classe do Silveiro, do mestre Lionel Tavares 3ºDan.

A participação nestes cursos é fundamental, para além de um aperfeiçoamento contínuo do Karaté é também um agradável convívio, para todos os jovens praticantes.

Tentar ser mais rápido, e mais eficaz e mais competitivo.

É com a sua prática continuada que o conhecimento será mais profundo. Não se trata de uma diversão, é um desporto sério que requer um esforço permanente, muita paciência, disponibilidade e compromisso.

Só com o tempo, muito suor e humildade se encontra a satisfação neste desporto: Karaté-Do Shotokan Ryu Kase Ha.

Sensei Henrique Carriço 4ºDan – Membro do conselho técnico do CKA

1º Curso de Instrutores CKA – IPSB

Henrique Carriço 4º Dan responsável pelas classes de Karaté do Colégio Frei Gil e dos ATÓMICOS promove o 1º Curso interno de formação de Instrutores de Karaté do CKA, responsáveis técnicos do curso sensei Miguel Rocha 5º Dan de Aveiro e Dr. Catarina Santos de Sangalhos na vertente da Flexibilidade no IPSB Colégio Frei Gil no dia 10 de Dezembro. Os responsáveis pelo Curso, realizaram uma acção de formação dinâmica e muito interessante, tanto para os instrutores mais experientes como para os futuros instrutores da associação.
Do concelho de Oliveira do Bairro estiveram presentes os karatecas instrutores Lionel Tavares responsável da classe do Silveiro no Centro Cultural Prof. Hélio Martins, Carlos Colchete e José Trindade das classes do Colégio Frei Gil e André Marques da classe dos Atómicos.
Obtivemos uma participação de 23 karatecas instrutores oriundos na sua maioria do distrito de Aveiro, três de Fátima e um de Gondomar, participação nestes cursos é fundamental para a evolução e para a prática do Karaté mais rápido, mais forte, mais eficaz e mais competitivo, de acordo com os escalões etários.
Basicamente o Karaté é uma disciplina. É com a sua prática continuada que o conhecimento será mais profundo, o que requer um esforço permanente, muita paciência, disponibilidade e compromisso.
Foi um bom curso de Natal, esperamos mais adesão de instrutores fora do distrito de Aveiro para a próxima.
Sensei Henrique Carriço
4ºDan – membro do Conselho Técnico do CKA

Anúncios



%d bloggers like this: